Sermão: Nicodemos, O fariseu separatista



          NICODEMOS, O FARISEU SEPARATISTA

                                 S. JOÃ. 3:1-15

Resultado de imagem para jesus e nicodemosI. INTRODUÇÃO:

A. NICODEMOS – É descrito como um fariseu. O fariseu era separatista, praticava a justiça pelas obras, meticuloso na observância da Lei, dos ritos judaicos.
O fariseu era extremamente moral, rígido no jejum. Gostava dos títulos de distinção, era opressor, cruel, perseguidor, e justo aos seus próprios olhos.
O fariseu acreditava no “Hagadah”: “Tradições, histórias, lendas, contos, ilustrações.
O fariseu cria na existência dos espíritos, dos anjos, na imortalidade da alma, e na ressurreição literal do corpo


B. ERA MEMBRO DO SINÉDRIO –  “Conselho Nacional da nação judaica.” Um dos principais dos judeus.
Homem de alta confiança da nação! Homem de esmerada educação, dotado de talentos acima do comum..  
Nicodemos, se bem que rico, instruído, honrado membro do Sinédrio, sentiu-se atraído por Jesus, o humilde Nazareno.
Nicodemos foi agitado pelos ensinos de Jesus. A autoridade, os milagres e os ensinos de Jesus o incomodava.
Nicodemos que estudava os Escritos Sagrados, não podia duvidar de que Jesus era o enviado de Deus.

II. NICODEMOS BUSCA JESUS

A . VISITA JESUS NA CALADA DA NOITE – V.2 – Com medo de comprometer sua posição, recuou ante a idéia de procurar Jesus abertamente.
Eu, Nicodemos, príncipe dos judeus, em afinidade, em diálogo, colóquio, bate-papo aberto com um carpinteiro de um lugarejo desprezado como Nazaré?
Chegasse sua visita ao conhecimento do Sinédrio, como o haviam de julgar a aristocracia judaica, a massa opulenta de Jerusalém? Haveria de censurá-lo, de criticá-lo de maneira áspera?
Com medo de comprometer sua posição, decidiu-se por uma entrevista noturna, em segredo, desculpando-se com a idéia de que, fosse ele abertamente, outros lhe poderiam seguir o exemplo.

B. NICODEMOS ENTREVISTA JESUS – V. 3 - Na presença de Jesus, experimentou Nicodemos uma estranha timidez, algo estranho, diferente, o que se esforçou por ocultar sob um ar de compostura e dignidade.

Rabi”, disse ele, “bem sabemos que és Mestre; vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes, se Deus não for com ele.”
Nicodemos esperava, falando dos raros dons de Jesus como mestre, bem como de Seu grande poder para operar milagres, preparar o terreno para a entrevista que pretendia.
Nicodemos com suas palavras, elogios, visava exprimir, despertar confiança. Nicodemos, não reconheceu Jesus como o Messias, mas apenas como um Mestre enviado de Deus!
Jesus viu diante de Si um indagador da verdade! Jesus sabia o objetivo daquela visita? Jesus foi direto ao ponto, ao âmago da questão.
Jesus, fixou os olhos no visitante, como se lhe estivesse lendo a alma, a incredulidade e disse: “Nicodemos, em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.”
Nicodemos não é de conhecimento teórico, teológico, científico, que você precisa. Nicodemos, o que você precisa não é satisfazer curiosidade, debater pontos teológicos?
Nicodemos o homem precisa é de regeneração, novo nascimento. Nicodemos é mister que recebas nova vida, é mister que haja mudança, que recebas um novo coração.
Nicodemos, nenhum salvador proveito tem para você o discutir comigo teologia, minha autoridade ou missão?
Nicodemos, o novo nascimento, a regeneração pelo Espírito, não é questão de escolha, é algo indispensável, prioritário, necessário ao homem.

C. NICODEMOS NECESSÁRIO É NASCER DE NOVO – Fariseu estrito, descendente de Abraão, membro do Sinédrio, cheio de boas obras, largamente estimado por sua beneficência, por sua liberalidade, manutenção e zelo pelo templo.

Nicodemos contava com o favor de Deus. Acreditava plenamente que já tinha direito ao Céu. Considerava seguro de um lugar no Reino de Deus.
Ficou irritado, indignado, aborrecido! Nicodemos entendeu as palavras de Jesus. O que ele não podia entender, digo aceitar, admitir, é como isso se aplicava a ele, um fariseu devoto, de proeminências social e religiosa, de considerável cultura e integridade moral.
Nicodemos admirou-se de que Jesus lhe falasse da forma por que lhe falou, não respeitando sua posição como príncipe em Israel.
Surpreso, pois, achava não precisar de nenhuma mudança, respondeu a Jesus: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode por ventura, voltar ao ventre materno e nascer Segunda vez?” V.4
Jesus não enfrentou argumento com argumento. Jesus apenas acentuou: “Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.” V.5
Nicodemos, “o que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.”
Nicodemos, “A inclinação da carne é inimizade contra Deus.” “Do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituições, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”V.6
Nicodemos, retidão, boas obras, reputação, integridade, cultura, status social, obra próprias, não substituem o milagre da graça de Deus no coração não!?
A fonte do coração deve purificar-se. Nicodemos você precisa experimentar Minha graça, nascer da água e do Espírito.
Deus nunca salvará um homem porque praticou boas obras? O homem jamais entrará no Reino de Deus por ser bom? Tentar o Céu pelas obras é impossível.

III. CONCLUSÃO– O NOVO NASCIMENTO –VS.8-10

A. É VIDA NOVA – A vida cristã não é uma reforma, um melhoramento, uma modificação da antiga, mas uma transformação da natureza. É a morte para o eu, para o pecado, para o velho homem.
Nicodemos, o vento não sabe de onde ele vem, nem para onde vai. O mesmo se dá com a operação do Espírito Santo na alma, é invisível.
É sentido mas não é explicado. Os efeitos são vistos, sentidos, porém não explicados.
O amor, toma o lugar da ira; a humildade, da inveja; a paz da contenda. A alegria substitui a tristeza, a felicidade, a angústia, e o semblante reflete a luz do Céu.
Nicodemos, é impossível a mente finita compreender a obra do Espírito Santo! É um mistério, excede ao conhecimento humano.
Nicodemos perguntou: “Como pode suceder isso?” Acudiu Jesus e disse: “Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?” “E não sabes isto?”

B. ILUSTRAR – HÁ COISAS QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM:  “Ensinam o conhecimento mas não a sabedoria.” “Ensinam sobre as tragédias mas não dizem como enfrentá-las.” “Ensinam a detectar problemas mas não como vencê-los.” “Ensinam viver em harmonia mas não a amar.” “Ensinam como conformar com a morte, como enfrentá-la; mas não como vencê-la.” “Ensinam a amar o poder, o dinheiro, a fama; mas não ensinam sobre Deus, ou quando fazem, o fazem de maneira pobre, incoerente, limitada.” “Ensinam a cuidar do corpo, a viver em abundância, mas não com propósito.” “Ensinam como nascer, viver e morrer, mas não como nascer de novo.” “Mostra a existência, mas não a razão da existência.” “Responde muitas questões, mas não responde as questões mais essenciais: “Quem sou? De onde vim? Para onde vou? Por existo?”
Nicodemos, você não devia ser ignorante de verdades de tanta importância. Nicodemos, Minha missão é estabelecer um reino espiritual e não temporal, carnal, secular.
“Se tratando de cousas terrenas não Me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?” Nicodemos se você não consegue discernir Minha obra na terra, então como você irá compreender Minha obra no Céu?”
Nicodemos, você pode ser filho de Abraão, estrito observador da Lei, sua vida pode ser justa, íntegra, digna de honra perante os homens. Porém, em Minha presença, seu coração é impuro, sujo e feio. 

IV. APÊLO: O QUE VOCÊ PRECISA É NASCER DE NOVO – VS. 14,15

A . É OLHAR PARA MIM! Olhar para viver! É Apoderar-se de Meus méritos! De Minha salvação.
ILUSTRAR – “Um hábil médico com os recursos modernos da cirurgia plástica pode modificar a aparência exterior de uma pessoa. Porém, o médico jamais poderá modificar a aparência interna.”
“Um cabeleireiro pode tingir o cabelo, pintando-o com as cores verdes, azuis, grisalhos, prateados, roxo, etc. Mas um cabeleireiro não poderá jamais mudar as manchas do coração.”
Só Jesus pode limpar, lavar, regenerar, transformar um coração. Só Jesus é capaz de mudar o velho homem em um novo homem.

B. É APEGAR-SE A MIM – Você não precisa ser um grande homem, um príncipe, um membro do Sinédrio “senador”, para entender quem é Deus.
Você só precisa quedar diante do Mestre, aprender com Ele a verdade, nascer da água e do Espírito!
Você necessita da verdade ensinada a Nicodemos? Está olhando para Jesus? Observando-O? Você crê que Ele salva?
Você já experimentou o novo nascimento? A nova vida em Cristo Jesus? Já aceitou Jesus como o seu Salvador? Almeja o Reino de Deus?
                              “Necessário vos é nascer de novo.”

                                                            Pr. Ercides Inácio de Oliveira

                 INICIAL - 392
 HINOS
                 FINAL     - 515
     

                                                                                                
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...