[Dicas] Etapas do casamento


PDFImprimirE-mail

Em seu livro, Seasons of Marriage, H. Norman Wright identifica seis etapas típicas do casamento através do desenvolvimento da vida de um casal.
Etapa de expectativas. Quase todos os casais começam sua jornada a dois com cada um presumindo como será sua vida juntos. Muitas vezes não comparam suas expectativas. A função primordial desta etapa é identificar as expectativas de ambos os parceiros, avaliar se elas são realistas e razoáveis, e juntos trabalhar em prol daquelas que são sadias e satisfazem as necessidades de ambos.
Etapa dos vinte aos trinta. Os casais nesta etapa estão começando a se acomodar. Cinco deveres principais ocupam suas energias de relacionamento: definir funções, criar novo relacionamento com os pais, transformar sua atração romântica em amor baseado no compromisso, começar uma família, se assim escolherem, e aprender a estar separados como indivíduos ficando ao mesmo tempo ligados como casal. Durante esse tempo, dedicam tremenda energia às suas carreiras, amizades e outras prioridades.
Etapa da Meia-idade. Homens de meia-idade, cansados do estresse do trabalho, geralmente volvem-se ao lar e à intimidade. Suas esposas, entretanto, que finalmente se vêem livres do cuidar de crianças pequenas, se direcionam para fora do lar e se tornam mais autônomas. É uma idade de flexibilidade e resistência. É hora de aprender a se contentar e aceitar as realidades da vida sobre o que é possível e o que não o é.
Etapa do Ninho vazio. Com os filhos adultos e fora de casa, um ajuste sadio significa desenvolver um novo senso de intimidade, novas funções com os filhos e um novo âmbito de amizades e interesses.
Etapa da Inversão de papéis. Nesta etapa nos tornamos pais dos nossos pais que estão envelhecendo, lutamos com o seu declínio e morte, e reconhecemos a inevitabilidade do nosso próprio envelhecimento e mortalidade.
Etapa da Solidão. O principal desafio da viuvez, a etapa final, é superar o período do luto. Isto significa separar emocionalmente do cônjuge falecido, ajustar à vida sem ele(a) e começar nova vida com novos relacionamentos e possibilidades.


Fonte: Ministério da Família DSA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...