Evento promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia contou com momentos de oração, adoração e estudos voltados ao fortalecimento espiritual e à missão cristã.
Entre os dias 19 e 21 de junho, a Chácara Recanto dos Amigos 2, em Patrocínio (MG), recebeu mais uma edição do Atos Distrital, encontro promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia com foco no reavivamento espiritual e na busca pelo Espírito Santo. O evento teve início na noite de sexta-feira (19), com um culto de pôr do sol que marcou a recepção do sábado e preparou os participantes para um fim de semana de comunhão, reflexão e crescimento espiritual.
De acordo com o líder jovem do distrito, Matheus Dhiemerson, o principal objetivo do encontro foi promover uma experiência de transformação pessoal: “O foco do Atos em nosso distrito é fazer um reavivamento, para que as pessoas saiam transformadas e possam externar o Espírito Santo por meio de suas obras”, destacou.
Na manhã de sábado, os participantes acompanharam o Maranata Class, conduzido pelo pastor Nilton Lima de forma dinâmica e interativa. Em seguida, Wesley Cardoso, ancião da Igreja Adventista Central de Patrocínio, apresentou uma mensagem bíblica enfatizando a atuação do Espírito Santo na vida do cristão.
Segundo Wesley, o movimento Atos relembra a experiência dos discípulos reunidos no cenáculo antes do Pentecostes. “O Espírito Santo quer fazer uma obra primeiro em nós para depois nos usar na missão. O movimento Atos é justamente isso: a igreja se preparando para receber o Espírito, receber a chuva serôdia e então pregar o evangelho a todo o mundo”, afirmou.
Durante a tarde, os participantes foram divididos em quatro grupos para estudar temas relacionados ao Espírito Santo. Após o período de pesquisa e reflexão, cada equipe apresentou o conteúdo de forma criativa e interativa.
As apresentações incluíram formatos variados, como um podcast entrevistando a Pessoa do Espírito Santo, um tribunal de julgamento analisando fatores que afastam o cristão da presença divina, um jornal investigativo sobre o pecado contra o Espírito Santo e um reality show retratando a transformação de uma pessoa pelo poder divino. Ao longo de todo o encontro, também foram realizados diversos momentos de oração conduzidos de maneira diferenciada, incentivando os participantes a desenvolver uma vida de oração mais intencional e profunda.
Para a participante Laura Caixeta, o Atos representa uma importante oportunidade de fortalecimento espiritual.“Toda vez que eu participo do Atos me sinto mais forte espiritualmente e consigo falar mais de Deus para outras pessoas. Para a juventude, é algo de extrema importância porque nos ajuda a fortalecer nossa própria caminhada com Deus”, relatou.
O encerramento do evento foi conduzido pelo pastor Nilton Lima, que apresentou a mensagem intitulada “A Luz da Candeia”. A reflexão destacou que cada cristão é chamado a ser luz em um mundo marcado pela escuridão espiritual, mas que somente aqueles que estão cheios do azeite, símbolo do Espírito Santo, podem iluminar verdadeiramente.
A mensagem foi baseada em uma conhecida citação de Ellen G. White, encontrada no livro Serviço Cristão, que afirma: “Se sua luz brilhar ardentemente, mil tochas se acenderão à sua luz”. O apelo final incentivou os participantes a permitirem que o Espírito Santo transforme suas vidas para que possam influenciar outras pessoas a também brilharem para Cristo.
O Atos Distrital encerrou suas atividades reforçando o compromisso dos participantes com a busca pelo Espírito Santo e com a missão de compartilhar o evangelho, deixando marcas de renovação espiritual entre os presentes.