Sermão para Funeral: A morte de um amigo de Jesus.


Imagem relacionada

Introdução

Este é um momento de profundo pesar, pois _______________ descansa o sono da morte. Jesus sabe muito bem o que é ver alguém que ama morto, a Bíblia relata um momento onde Jesus chora a morte de um amigo. Nesse relato aprendemos muitas verdades que nos confortam, a primeira delas é que não devemos ter vergonha de chorar a perda de quem amamos, pois o próprio Jesus chorou a morte de um amigo (João 11: 35), muitos acham que o choro é sinônimo de fraqueza, mas nesse caso o choro é expressão mais sincera de um coração que ama.
Abra sua Bíblia em João 11.



Jesus amava a Lázaro e suas irmãs, no entanto quando sou que seu amigo estava doente ainda se demorou dois dias onde estava sem ir o visitar (João 11: 5, 6). Porém, quando Ele diz que iria até Lazaro, ele faz uma afirmação que nos informações que nos confortam:
João 11:11-14
Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: "Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo".
Seus discípulos responderam: "Senhor, se ele dorme, vai melhorar".
Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono.
Então lhes disse claramente: "Lázaro morreu". 

I - Duas verdades que confortam:
a) A morte é um sono.
Quando Jesus Afirma que a morte é um sono, ele confirma o que o antigo testamento já dizia, que na morte não recordação, não há sofrimento, a morte é descanso ( Salmo 6: 5,  Eclesiastes 9:5). Ao sabermos isso podemos nos confortar, com a certeza de que ...................... neste momento não está sofrendo. Imagine quão difícil seria, se ao morrer a pessoa ficasse consciente e ainda ficasse em espirito vagando pela terra, quão desesperador seria para essa pessoa ver um filho sofrendo sem poder o ajudar, a morte com certeza seria um sofrimento tremendo. No entanto Deus nos deixa aqui a certeza, que a morte é um descanso, a morte é um sono.
b) Existe um despertador para esse sono.
Quando Jesus diz que a morte é um sono, Ele também diz quem é o despertador para esse sono. Jesus afirma que Lázaro estava dormindo e que Ele é quem o iria despertar, com isso Jesus afirma que o único que pode despertar alguém do sono da morte, é Ele: Jesus Cristo. A morte é um sono, mas não deverá ser um sono eterno para os amigos de Jesus, pois Ele os irá despertar.

II- Quem será despertado? Quando será? João 11: 25
Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
João 11:25
a) Amigos de Jesus
A ressurreição para vida, é para todos que morreram crendo em Jesus, em outras palavras é apenas para os amigos de Jesus. No entanto, não cabe a nós julgar quem será salvo ou não, pois só Deus sabe, muitos como o malfeitor crucificado ao lado de Jesus, se tornaram amigos de Jesus no ultimo momento de sua vida e mesmo tendo vivido uma vida distante de Jesus se salvarão, pois no ultimo momento entregaram sua vida a Ele. A questão hoje é; se eu morresse agora, morreria como amigo de Jesus? Estaria eu entre os que serão ressuscitados por Jesus?
b) Viverá
Jesus não afirma que aquele que crê nele, ainda que morra continua vivo, sem interrupção. Mas Ele afirma que VIVERÁ, ou seja, ele aponta a ressurreição como algo no futuro. A teoria da imortalidade da alma, é aqui jogada por terra. Até porque, se ela fosse uma verdade, para que Jesus ressuscitaria Lázaro? outro detalhe, se essa teoria de que quem morre vai para o céu ou para o inferno imediatamente, Lázaro já estaria no céu a 4 dias, pois afinal ele era amigo de Jesus, portanto, não faria sentido Jesus tirar lázaro do conforto celestial para vir para o sofrimento desta terra, sendo que depois disso Lázaro foi perseguido (João 12: 9, 10). Não faz sentido crer nessa Teoria, sem fundamento Bíblico.
Jesus Deixa claro que quem Crer nele ainda que morra, um dia irá Viver, mas agora descansa o sono da morte.

III- O Chamado do Mestre 
a) Jesus Chama Lázaro. João 11: 43.
Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: "Lázaro, venha para fora! "
João 11:43
Jesus Chega diante do túmulo, Lázaro estava morto a 4 dias, já estava em estado de decomposição, já cheirava mal. Mas, mesmo estando voltando ao pó, Mediante a palavra de Jesus, Lázaro volta a vida, mostrando que Jesus não depende de matéria perfeita para ressuscitar alguém, afinal ele é o verbo que estava com Deus e que por meio dele tudo foi feito, Na criação a palavra criou vidas, na ressurreição a palavra de Jesus trará de volta a vida, aqueles que creem em Jesus. è mediante a palavra dele.
b) Semelhante a Jesus. 
Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.
Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.
1 Tessalonicenses 4:13,14
A ressurreição dos salvos será semelhante a de Jesus, Ele não ressuscitou como algo imaterial, mas a Bíblia deixa claro que ele ressuscitou em carne, os discípulos o tocaram, Jesus se alimentou (Lucas 24: 36-43). Por isso assim como afirma o Credo; " Creio na ressurreição da Carne", devemos crer que Jesus irá ressucitar os salvos em carne, em um corpo transformado revestido de incorruptibilidade (ICo 15: 53, 54).
c) Jesus irá chamar os seus amigos
Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.
Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.
Consolem-se uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 4:15-18
Da mesma forma que Lázaro ressuscitou mediante a ordem de Jesus, assim também por ocasião da volta de Jesus, temos a esperança de que __________________ poderá ressuscitar quando Jesus der sua palavra de ordem. Quando Jesus voltar teremos a oportunidade de rever queridos nossos que descansam o sono da morte, mediante a ordem de Jesus eles terão novamente a vida, eis a grande esperança.

Conclusão
A Morte é um sono, onde não há sofrimento, onde não consciência de nada. No entanto, Jesus é o único despertador deste sono, o qual irá despertar por ocasião de Sua volta.

Apelo
A Bíblia diz
Então ouvi uma voz do céu dizendo: "Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante". Diz o Espírito: "Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão".
Apocalipse 14:13
Então, A mensagem de Deus hoje é para você que está vivo, você que ainda tem oportunidade de escrever sua história ao lado de Jesus, para quando descer a sepultura também ser classificado com feliz por dormir no senhor. Creio que todos aqui tem o desejo de encontrar Jesus e reencontrar com __________________, mo entanto a decisão está em suas mãos, você precisa hoje colocar a sua vida nas mãos de Deus, e buscar ser amigo de Jesus, Jesus só irá levar para eternidade; amigos, tem você sido amigo de Jesus. Tome hoje esta decisão, seja um verdadeiro amigo de Jesus, quantos aqui hoje querem ser verdadeiros amigos de Jesus levante sua mão.
ao chegar em casa hoje leia João 15: 14, e seja um verdadeiro amigo de Jesus.

Pr. Nilton de Paula Lima
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...