Meditação para o Por do Sol dia 29-03-2013


A Reforma do Sábado


“Contendi com os nobres de Judá e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado?” Neemias 13:17

Na Bíblia, está registrado de forma especial o que um homem realizou diante de muita oposição. Antes, o povo de Israel havia profanado o sábado realizando compras, vendas e transportando cargas nesse dia (Ne 13:15, 16). Porém, hoje iremos nos concentrar nos passos que ele tomou para corrigir as práticas profanas do povo de Israel no sábado.
Contendeu com os nobres de Judá (v. 17). Os senhores de Judá eram líderes, dirigentes do povo. Neemias repreendeu precisamente os líderes por permitirem e promoverem essas práticas no sábado.
Ordenou que as portas fossem fechadas e que não fossem abertas antes do término do sábado (v. 19). Neemias julgou ser necessário fechar as portas da cidade antes do início do sábado; do contrário, o povo seguiria comprando e vendendo nesse dia santo.
Colocou alguns de seus criados para vigiarem as portas (v. 19). Mesmo fechando as portas, havia o risco de que fossem abertas as portas menores para que se realizassem as vendas. Assim, Neemias enviou seus criados para que ninguém transgredisse ocultamente o sábado.
Admoestou os tírios (v. 20, 21). Os tírios eram os maiores provedores de peixes para os israelitas. Neemias admoestou os tírios, mesmo não sendo israelitas, a que não fossem mais vender peixes nas horas do sábado.
De acordo com o texto, notamos que Neemias repreendeu, ordenou, vigiou e admoestou. Que passos devemos dar para corrigir as práticas profanas cometidas no sábado? Caso seja necessário repreender alguém, devemos fazê-lo, porém, com amor e tato. Além disso, devemos tomar decisões radicais quanto a situações que representam tentações no sábado (TV, internet, jogos, etc.). Se for necessário, devemos guardar todos os equipamentos eletrônicos que nos possam servir de tentação. Os pais deveriam atuar como os vigilantes dos filhos; o marido, da mulher, e vice-versa. Por fim, se a tentação vier de terceiras partes, independentemente de nossa vontade, mesmo assim devemos admoestá-las (amigos, familiares, vizinhos, etc.), mostrando-lhes também amor e tato.
O sábado é sagrado porque ao observá-lo estamos adorando nosso Criador.
Daniel Villar Espinoza
União Peruana do Sul
Atividade Infantil
Neste pôr do sol, presenteie seu filho com algo especial; uma Bíblia pequena, que pode ser ilustrada, a fim de que ele desenvolva o hábito de levá-la à igreja a cada sábado. fazer uma linda dedicatória na Bíblia. Mesmo quando seu filho for velho, jamais se esquecerá desse ensinamento (Provérbios 22:6).
Fonte: Jaadventista
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...